Ainda vale a pena otimizar sites para aparecer no Google?

Com todas as mudanças recentes na página de resultados do Google, impulsionadas pelas ferramentas de inteligência artificial, muita gente se pergunta: ainda vale a pena investir em SEO e otimizar sites para aparecer no Google? A resposta é clara: sim, mais do que nunca, mas o SEO evoluiu.
Entenda o que muda neste novo cenário.
De SEO a AEO e GEO: a evolução das estratégias de otimização
O tradicional SEO (Search Engine Optimization) continua sendo a principal estratégia para conquistar visibilidade no Google. A otimização técnica, o uso de palavras-chave e construção de autoridade seguem indispensáveis.
Como explica Raísa Fabel, analista de SEO na MO4: “As ferramentas de IA precisam tirar conteúdo de algum lugar, e esse conteúdo sai dos sites que mais se destacam no Google, que tem maior autoridade tópica, ou seja, que trabalham um bom SEO”.
Mas o que muda então? Dois novos conceitos se tornaram tão importantes quanto o SEO, e precisam ser considerados nas novas estratégias:
- AEO (Answer Engine Optimization): foca em transformar o conteúdo do seu site na própria resposta que aparece para o usuário, seja nos featured snippets (como “as pessoas também perguntam” ou a posição zero do Google), seja nas respostas geradas por ChatGPT, Siri ou na Visão Geral de IA.
- GEO (Generative Engine Optimization): busca garantir que a sua marca seja citada e reconhecida nas respostas geradas por plataformas de inteligência artificial, posicionando sua empresa como referência nos resumos e recomendações automáticas criadas por esses sistemas.
Enquanto o SEO busca ranquear páginas, o AEO quer entregar a resposta direta e clara e o GEO garante que sua marca esteja presente e relevante nas novas formas de busca baseadas em IA.
Segundo Raísa, “essas estratégias adicionam algumas mudanças e novos elementos ao SEO tradicional, ampliando seu escopo e os pontos de atenção na hora de definir uma estratégia e criar conteúdo”.
Como o AEO / GEO impactam a presença digital das marcas?
Hoje, os usuários fazem buscas mais conversacionais: em vez de digitar apenas “caixa de som”, perguntam “qual a melhor caixa de som à prova d’água?”. E os mecanismos priorizam conteúdos que oferecem clareza, confiabilidade e estrutura adequada.
Com uma estratégia completa, que combine SEO, AEO e GEO, sua marca pode se tornar referência nessas essas plataformas. Vander Belchior, CEO da MO4 complementa: “Mesmo que o usuário não clique em nenhum link e receba a resposta direto na tela, sua empresa estará sendo referenciada e até mesmo citada, reforçando sua autoridade.”
Não é o fim do SEO, é uma evolução
O SEO sempre se transformou, acompanhando as mudanças nos mecanismos de busca. Agora, não é diferente. “Pode parecer que o Google ficou menos relevante, mas, na verdade, o que mudou foi a forma como as pessoas pesquisam e recebem respostas”, ressalta Vander.
E as marcas que quiserem se manter relevantes precisam acompanhar essa nova dinâmica: ser a resposta certa, no momento certo, seja pelo Google tradicional, seja pelas respostas geradas por inteligência artificial.