Especialistas discutirão cenário da Propaganda nas eleições deste ano
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Pesquisa feita com 1.500 pessoas de 108 cidades apontou perfil dos futuros chefes do Executivo que o eleitor deseja
“Como fica a Propaganda nas Eleições 2020?” será o tema da discussão que reunirá, nesta terça-feira (11/08), três especialistas com ampla experiência no assunto. Gustavo de Castro, diretor da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda) e membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos; Eduardo Soares, vice-presidente da entidade, professor universitário e consultor em Marketing Digital; e Luiz Eugenio Scarpino, especialista em Direito Eleitoral.
O Congresso Nacional aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional que alterou o calendário eleitoral de 2020 em razão da pandemia de Covid-19. O 1º e o 2º turnos estavam agendados, respectivamente, para 4 e 25 de outubro. Foram adiados para 15 e 29 de novembro. Além disso, há uma série de mudanças que os candidatos, majoritários e proporcionais, deverão seguir em termos de propaganda nas campanhas. Estes serão os pontos principais da discussão.
“Falaremos sobre o que pode e o que não pode nestas eleições, já que muita coisa mudou na Propaganda, e sobre a importância do Marketing Digital neste momento. Estaremos ao vivo e queremos muita interação com as pessoas que nos assistirem. Aqueles que tiverem dúvidas poderão perguntar e responderemos”, ressalta Soares. A discussão acontecerá em uma live, dia 11 de agosto, às 19h30, no canal do youtube da APP Ribeirão: www.youtube.com/appribeirao
Imensos desafios em 2020
Segundo Scarpino, a atividade desta terça-feira pretende situar o público em geral – curiosos e aqueles que estão ou estarão envolvidos no processo eleitoral, como candidatos, cabos eleitorais, profissionais de Comunicação, advogados, contadores, entre outros profissionais – sobre o novo cenário legal para a Propaganda. Também será um momento importante para todos entenderem o que se pode esperar de diferente desta eleição em relação a pleitos anteriores.
O especialista em Direito Eleitoral diz que os desafios deste ano “serão imensos”. Alguns aspectos que vêm sendo percebidos nos últimos tempos também ficarão evidentes, agora em 2020, como o tempo de campanha que vem diminuindo ano a ano e a arrecadação financeira que, mesmo com a existência de fundos públicos, não aliviará as dificuldades de candidaturas municipais em grande parte do Brasil.
“A campanha de rua, a sola de sapato, atualmente, perde efeito e importância com o natural advento da popularização das Redes Sociais e as medidas de isolamento social que chegaram com a pandemia. Além disso, temos um cenário de imensa polarização política e desinformação profissionalizada, as conhecidas Fake News. Estes são elementos que prometem exigir imensa organização dos candidatos e suas equipes”, ressalta Scarpino.
Perfil dos futuros governantes
Castro apresentará, durante a live, uma pesquisa quantitativa feita pela empresa HC7 Pesquisa e Inteligência de Mercado, em julho último, por telefone, como 1.500 pessoas de 108 cidades brasileiras. O levantamento, realizado nas cinco regiões do país, mostra o perfil esperado dos futuros governantes a partir do interesse dos eleitores, levando-se em conta a realidade atual das Redes Sociais – notadamente, Instagram, Facebook e plataformas de busca, como o Google.
A pesquisa mostrou como o eleitor brasileiro avalia a conduta dos candidatos quando o assunto é a corrupção presente nas instâncias públicas, o tipo de discurso político e social, o apoio que ele dá ou recebe dos governadores de seus estados e, até mesmo, seu relacionamento com o presidente da República.
“Uma praga a ser combatida”
Na avaliação do especialista em Marketing Político, o maior problema que todos os candidatos enfrentarão, será o estrago às campanhas causado pelas Fake News. “Esta é uma praga a ser combatida por todos. Não podemos aceitar o ‘vale tudo’ para ganhar. O eleitor tem que estar atento para não ser enganado ou manipulado. Acompanhe os debates pela TV. Não fique alheio ao seu futuro”, diz Castro.
O diretor da APP Ribeirão ressalta que também será abordado um item de extrema importância para as administrações públicas: os prazos em relação a suas publicidades institucionais e de utilidade pública.