FestDigital 2025 recebe inscrições de produções em áudio e online

Em sua 24ª edição, evento realizado pela Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing (APCM) premia os melhores trabalhos de áudio e on-line realizados no interior do Brasil. Inscrições vão até 4 de julho, pelo site oficial do festival
Ribeirão Preto (SP), 25 de junho de 2025 – Profissionais e estudantes de diferentes áreas da comunicação já podem inscrever seus trabalhos nas categorias áudio e on-line do FestDigital 2025, premiação promovida pela Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing (APCM). As inscrições seguem abertas até o dia 4 de julho, pelo site oficial: www.festdigital.com.br.
De acordo com Eduardo Soares, presidente da APCM, com sede em Ribeirão Preto (SP), o festival busca valorizar agências, produtoras e fornecedores que, neste festival, premia as peças criadas e produzidas para a mídia rádio e também todas as formas de peças produzidas exclusivamente para veiculação no meio on-line como redes sociais, portais e vídeos para internet, reforçando o papel do interior como importante vitrine de criatividade na comunicação.
A participação é aberta a profissionais (agências, produtoras, estúdios, veículos de comunicação) e a estudantes de cursos de comunicação. “O foco do festival é profissional, com ênfase no fomento à indústria da comunicação no mercado regional de forma ampla – ou seja, nos diversos interiores do país”, destaca Soares.
Categorias e premiações
O evento é dividido em duas grandes categorias: áudio e on-line. Na categoria áudio, podem ser inscritas peças como jingles, spots, campanhas para rádio. Já a categoria on-line contempla sites, vídeos, redes sociais, ações com influenciadores e campanhas digitais.
Ambos os segmentos possuem categorias específicas permitindo uma avaliação mais precisa conforme o perfil de cada produção. Os regulamentos de participação e critérios específicos para cada uma estão disponíveis no site do festival.
Critérios de avaliação
A criatividade é o principal critério de avaliação, como explica o presidente da APCM. “O foco central é analisar como a peça se adequa à mídia proposta”, afirma Soares. Também são considerados a qualidade técnica e profissional da finalização, a relevância da mensagem para o público-alvo e a inovação técnica e narrativa.
A análise será feita de forma sigilosa e on-line, por um júri composto por profissionais de comunicação com reconhecida atuação regional e nacional. A expectativa dos organizadores é que o FestDigital 2025 receba materiais bem produzidos e estratégicos, oriundos tanto de grandes agências quanto de produtoras independentes.
Calendário do festival
O shortlist será divulgada no dia 22 de julho, a festa de premiação – FestDigital Awards acontece no dia 7 de agosto e no dia 8, será promovida o FestDigital Experience, com palestras e conteúdos voltados ao mercado da comunicação digital no Hotel Wyndham Garden, em Ribeirão Preto (SP).
Em breve, a programação completa do FestDigital Experience será divulgada no site.