Login
Notícias

FestDigital Experience conecta ideias, tendências e oportunidades no mundo digital

13/08/2025
Por: Verbo Nostro Comunicação Planejada
FestDigital Experience conecta ideias, tendências e oportunidades no mundo digital
Grupo Luz

Segundo dia do evento trouxe painéis sobre inteligência artificial, marketing digital, empreendedorismo e novas ferramentas de vendas

 

Ribeirão Preto (SP), 12 de agosto de 2025 – O segundo dia do FestDigital, o Experience – realizado pela APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing) – promoveu, na última sexta-feira (8/8), um mergulho completo no universo do mercado digital. Das 9h às 18h, no Hotel Wyndham Garden Conention, em Ribeirão Preto, com público qualificado, a programação contou com os especialistas: Elaine Coimbra, Lucas Kalango, André Patrocinio, Lucas Garcia Nascimento, Erickson Monteiro, Valter Rito, Gabriela Gurgel e Cristiano Santos.

Inteligência Artificial em foco

Abrindo a programação, a CEO da Foster, agência do Grupo WPP, Elaine Coimbra, discutiu o uso da Inteligência Artificial (IA) e desmistificou algumas percepções comuns sobre a tecnologia. Explicando o funcionamento do ChatGPT, da OpenAI, ela destacou que a ferramenta “não pensa”, mas sim utiliza respostas estatisticamente mais prováveis.

“Se você pedir para ele desenhar uma pessoa escrevendo com a mão esquerda, provavelmente fará com a direita, pois cerca de 90% da população mundial é destra. Ele não ‘pensa’, apenas trabalha com números e estatísticas”, afirmou Elaine.

Ela reforçou que a IA deve ser vista como ferramenta estratégica para otimizar processos e poupar tempo, sem substituir o protagonismo humano. “A IA cresce de cinco a dez vezes por ano. Devemos aplicá-la em todas as áreas da empresa – operações, logística, RH, finanças e jurídico – mas isso exige treinamento constante das equipes. É a primeira vez na história que vemos desenvolvimento biológico e tecnológico avançando lado a lado”, disse.

Entre os exemplos apresentados, Elaine citou o Earth-2, projeto da Nvidia que combina IA, simulação física e computação gráfica para prever fenômenos climáticos com antecedência de meses, beneficiando setores como o agronegócio e eventos esportivos. Também mencionou o Neuralink, que desenvolve interfaces cérebro-computador para ajudar pessoas com deficiências neurológicas e, futuramente, expandir capacidades humanas.

Tik Tok além das dancinhas

Com mais de 91 milhões de usuários ativos no Brasil, o TikTok foi tema do painel de Lucas Kalango, que destacou o potencial da nova funcionalidade TikTok Shop para impulsionar vendas. Segundo ele, a rede deixou de ser voltada apenas a jovens e conteúdo de humor para se tornar um canal de decisão de compra.

“Quatro em cada dez pessoas compram com base em opiniões vistas no TikTok. O TikTok Shop permite concluir a compra em apenas dois ou três cliques”, explicou.

Lucas aconselhou agências a investirem em vídeos autênticos, com pessoas reais, evitando a estética publicitária explícita. “Hoje, os criadores de conteúdo são marcas. Pare de querer reinventar a roda: observe a concorrência e faça igual, só que melhor.”

Empreendedorismo na prática

Em um bate-papo mediado pela jornalista Grace Kelly, os empreendedores André Patrocinio e Lucas Garcia Nascimento compartilharam aprendizados. Garcia destacou a importância de imersão no cotidiano do cliente para entender seu comportamento de compra. Já Patrocínio ressaltou a necessidade de escolher um produto de destaque e derrubou o mito do “trabalhe com o que ama e nunca mais trabalhará”. “Isso é mentira. Você vai trabalhar muito mais. O empreendedor acorda com uma dor no estômago – a de fazer acontecer – e só dorme tranquilo quando a encara de frente”, disse Patrocinio.

 

A programação contou ainda com três apresentações que abordaram temas estratégicos para profissionais e empresas que buscam se destacar no mercado. Valter Rito trouxe insights sobre marketing digital, inteligência de dados e estratégias para potencializar resultados, compartilhando experiências de sua atuação no Brasil e no exterior. Na sequência, Gabriela Gurgel, consultora de imagem da Carmen Steffens, falou sobre moda, posicionamento e comunicação estratégica, com foco no fortalecimento da imagem pessoal e corporativa. Encerrando o ciclo de palestras, Cristiano Santos, LinkedIn Top Voices, apresentou tendências e oportunidades para alavancar a carreira e os negócios nas redes sociais.

Após um dia de trocas e aprendizado, o FestDigital Experience foi encerrado com um animado happy hour, com música ao vivo e chopp da SP 330, reunindo palestrantes, participantes e organizadores em um momento de networking e celebração. O evento contou com diversas ativações com estandes com as marcas Joind Ads, Agencia do Publisher, Dorso, Colormídia e The Black Coffee.

Fotos no nosso canal do Flickr