FestGraf 2025 reforça liderança regional e premia melhores trabalhos do ano da mídia impressa
Entrega dos prêmios aconteceu no centro de eventos do Wyndham Garden Hotel, nesta quinta-feira (4), e reuniu agências de diversas cidades do país
Ribeirão Preto (SP), 5 de dezembro de 2025 – O FestGraf 2025, promovido pela APCM (Associação dos Profissionais de Comunicação e Marketing) encerrou o calendário anual de premiações do setor publicitário e de marketing, registrando crescimento no número de inscrições e forte presença de campanhas impressas. Realizado no centro de eventos do Wyndham Garden Hotel, o encontro reuniu agências do interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e outras localidades.
Para o presidente da APCM, Eduardo Soares, o festival reflete o movimento atual do mercado. “Ele mostra exatamente como está a publicidade gráfica hoje. Tivemos um aumento significativo nas inscrições de campanhas impressas, nas mídias de rua e uma clara evolução no design de embalagens, rótulos e materiais de brindes”, afirma.
Soares destacou ainda a forma como a Inteligência Artificial vem sendo integrada aos processos criativos. “No ano passado a IA aparecia quase como um produto. Neste ano, percebemos que ela passou a ser usada como ferramenta. Isso mostra a maturidade do mercado”, disse. Ele aponta que essa mudança impactou diretamente a originalidade das peças: “Quando tudo é feito só com IA, fica muito parecido. Mas, agora, vemos a criatividade humana se impondo novamente para ser diferente”.
A qualidade técnica e conceitual das peças também ganhou evidência na avaliação dos jurados. “Não adianta só ser bonito e não trazer resultado. As peças premiadas mostram a criatividade aliada a resultado real para os clientes”, reforça Eduardo. Ele também observou a permanência da força do material físico: “Brincamos que, se não está impresso, não existe. O físico ainda tem um valor que o virtual não conseguiu substituir”.
Com o rebranding da APCM e sua ampliação para uma entidade de alcance nacional, o festival já apresenta novos horizontes para 2026. “Neste ano já tivemos inscrições de várias partes do Brasil. A tendência é crescer ainda mais e tornar o FestGraf cada vez mais abrangente”, projeta o presidente.
Grand Prix
A agência Onlime Comunicação conquistou o Grand Prix do FestGraf 2025 com a Campanha Integrada “Voltou a Lenda, Voltou o Sabor” para o cliente Coxinhas Douradas de Bueno. O sócio da agência, Tony Ricci, que celebrou o reconhecimento após uma noite marcada por múltiplas premiações — sete no total. “Para nós foi realmente uma vitória. Nos dedicamos muito para entregar o melhor resultado aos clientes, e esse troféu veio para chancelar e coroar esse nosso momento. É o último prêmio do ano e fecha um ciclo de muito trabalho com chave de ouro”, afirma.
Ricci atribui o resultado à busca contínua da agência por excelência. “Prezamos muito pela qualidade e pelo resultado ao cliente. A consequência desse trabalho é esse prêmio tão gratificante”, comenta. Ele também avaliou as perspectivas para o próximo ano: “O sarrafo subiu. Agora é trabalhar para que o próximo ano seja ainda melhor”.
Prêmio Especial 41 Anos
A agência Versão BR – Comunicação e Marketing foi a vencedora do Prêmio Especial 41 Anos, concedido à empresa que mais pontuou no festival, conforme regulamento. O diretor de novos negócios, Gustavo de Castro, destacou o significado simbólico da conquista. “O FestGraf veio para fechar e coroar um ano fantástico para a Versão. No mês passado, ganhamos seis troféus no Prêmio Camp e hoje, mais seis. É motivo de muito orgulho, satisfação e agradecimento aos nossos clientes e equipe”, afirma.
Segundo o diretor, a agência acumulou entre 16 e 17 troféus ao longo de 2025, em diferentes festivais — um desempenho que eleva o nível de exigência interna. “A régua subiu mesmo, mas é um problema bom. Agora a cobrança vai ser maior”, conclui.
A lista completa dos vencedores está disponível no site oficial do Festival.