Fest’In 2025 encerra edição com trocas inspiradoras entre profissionais do mercado e estudantes de comunicação

Ribeirão Preto (SP), 16 de junho de 2025 – A 24ª edição do Fest’In – Festival de Inovação e Criatividade, promovida pela APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing), deixou um legado de conexões potentes, ideias provocadoras e olhares atentos ao futuro da comunicação. Realizado no dia 7 de junho (sábado), em Ribeirão Preto, o evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área para um dia inteiro de palestras, oficinas, lançamentos e premiações.
Ao longo da programação, o público acompanhou uma jornada diversa de conteúdos e experiências. O primeiro palestrante, Wilfred Pedro de Castro, do Grupo EP, sinalizou pontos marcantes da história da televisão versus sua evolução tecnológica, trouxe reflexões sobre o modelo de TV 3.0, mostrando alternativas de mídia neste novo modelo. “O próximo passo desta transformação da TV 3.0 é a interação com o público, que está previsto a partir de 2025. Hoje nós temos só uma via com telespectador, que não consegue interagir e com a 3.0 essa interação vai acontecer com mais fluidez”, explicou.
O evento também contou com o lançamento do livro Tik TokZando, de Lucas Kalango e com a participação de Hiroito Takahashi, senior copywriter na AlmapBBDO, que apresentou um case criativo da campanha do Burger King. Após o intervalo para almoço, os trabalhos foram retomados com a oficina de criatividade comandada por Bruno D’Angelo, storyteller na WIP – Narrative Design Studio para ministrar uma experiência prática com aplicativos de inteligência artificial. Gustavo Moura, associate creative director na Galeria.Ag, compartilhou bastidores de grandes campanhas, como Brahma Hits e Heinz Grillz. Já a psicóloga clínica e colunista da Rádio CBN, Danielle Zeoti, abordou a saúde mental dos jovens, tema do concurso social das campanhas universitárias. O encerramento foi marcado pela aguardada premiação do Concurso Social Fest’In 2025, com foco em Saúde Mental dos Jovens.
Inspiração, empatia e retorno às origens
Hiroito Takahashi, que falou sobre sua trajetória e o impacto da criatividade no processo publicitário, avaliou o festival com uma possibilidade de troca produtiva. “Foi uma ótima oportunidade compartilhar um pouco da nossa experiência no mercado de São Paulo com estudantes e profissionais de Ribeirão Preto", afirmou o palestrante, que é natural do Rio Grande do Sul e atualmente em atuação na capital paulista. Ele destacou que, durante sua formação no Sul, sempre considerou inspirador receber profissionais de outros mercados.
Já o escritor e comunicador Lucas Kalango, que lançou seu novo livro durante o festival, elogiou a estrutura e o engajamento do público. “O evento foi sensacional, o público super engajado, muita gente veio conversar comigo. Os conteúdos e os palestrantes foram incríveis, conversei com vários deles também. Um montão de parabéns, porque o Fest’In foi sensacional neste ano”.
O publicitário Gustavo Moura compartilhou como sua participação no Fest’In o conectou com suas próprias raízes. “A experiência foi muito boa, primeiro porque eu me vi nos estudantes. Há 17 anos eu também fiz meu trabalho de faculdade e pude ganhar um prêmio, apresentando pelo Mackenzie. Viver isso aqui foi muito legal e intenso. Poder falar da minha experiência é também uma forma de me ajudar, de retomar minhas raízes e entender meu papel dentro da criatividade e das agências. Gostei muito, fiquei feliz pelo convite e espero que a galera tenha gostado.”
Educação, conexão e impacto social
Para o presidente da APCM, Eduardo Soares, o evento alcançou um novo patamar ao trazer temas sensíveis e contemporâneos para o centro do debate acadêmico e criativo. “O Fest’In deste ano trouxe como tema para sua campanha social, a Saúde Mental dos Jovens. Foram os próprios estudantes que sugeriram trazer esse tema para as campanhas”, ressaltou. O presidente da associação organizadora contou que ao todo foram 32 campanhas inscritas para a seleção dos três primeiros colocados - com trabalhos de qualidade. “Isso só foi possível graças ao engajamento dos coordenadores e professores, que realmente se comprometeram e trouxeram o festival para o dia a dia das faculdades. Vimos a mão dos orientadores nessas campanhas. Foi muito legal e o evento superou nossas expectativas – tanto em número de inscrições quanto de participantes no encontro.”
Soares também destacou o equilíbrio entre formação profissional e impacto social. “Trouxemos temas relevantes para eles no mercado, como uma palestra sobre saúde mental - exatamente com esse objetivo de trazer mais conhecimento e educação. O Fest’In cumpre esse papel: educativo, com o ciclo de palestras, e social, ao entregar campanhas de impacto para a sociedade, de forma intensa e com qualidade.”
Premiação celebra jovens talentos
O ponto alto do dia foi a premiação do Concurso Social Fest’In 2025, que desafiou os participantes a criarem campanhas sobre saúde mental voltadas ao público jovem. Entre os vencedores, o grupo da Unicep - representado pelo estudante Cauã Fregolente, conquistou o primeiro lugar com a campanha "Rasgou, mas dá pra colar". Emocionado, ele falou sobre o processo de criação e superação. “A gente tinha desistido de pegar o pódio. Viemos aqui só pra assistir, trememos um pouco na base, observamos os concorrentes, mas não esperávamos ganhar. Estamos muito felizes”, agradeceu.
Conheça os ganhadores:
1º lugar: "Rasgou, mas dá pra colar" | Faculdade Unicep - Centro Universitário Central Paulista (São Carlos-SP)
2ª lugar: "Nem toda dor é perceptível, mas reconhecer é um ato de amor" | Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP)
3ª lugar: "Tem gente gritando em silêncio por aí. Tá ouvindo?” | UNI-FACEF - Centro Universitário Municipal de Franca (Franca-SP)
Crédito: Fotos Grupo Luz