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Workshop 'Os Eleitos' sobre Publicidade Governamental acontece na ALESP

28/05/2025
Por: Verbo Nostro Comunicação
Workshop 'Os Eleitos' sobre Publicidade Governamental acontece na ALESP

Evento gratuito aborda capacitação sobre leis, comunicação pública e processos licitatórios para agentes públicos e profissionais da área

No dia 17 de junho de 2025 (terça-feira), das 9h às 13h30, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sediará o workshop “Os Eleitos – Como ser protagonista do seu mandato”, no Auditório Paulo Kobayashi. Voltado a agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing, o evento é realizado pela APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing), pelo Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo) e pela ABAP (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário). A participação é gratuita, com inscrições antecipadas pelo site: www.oseleitos.com.br.

O workshop contará com a presença de dois especialistas na área: o publicitário Gustavo de Castro, vice-presidente da APCM, e o advogado Paulo Gomes, especialista em publicidade governamental. Idealizador do evento, Gustavo atua no setor público desde 2005 e, desde 2017, coordena o projeto que já orientou mais de 1.200 agentes públicos sobre processos licitatórios e a execução de contratos de comunicação governamental.

Tema e objetivos do evento

Com o objetivo de esclarecer as particularidades da publicidade governamental e suas implicações jurídicas, o workshop nasceu a partir de uma pesquisa realizada pela APCM em parceria com a Factual Pesquisas. O estudo revelou que entre R$ 200 milhões e R$ 230 milhões em verbas públicas deixaram de ser utilizadas, principalmente devido à complexidade dos processos licitatórios e à falta de conhecimento técnico por parte dos gestores. A proposta do evento é justamente destravar esses entraves e capacitar agentes públicos para uma comunicação mais eficiente e estratégica no exercício de seus mandatos.

Segundo o publicitário Gustavo de Castro, com a implementação de uma legislação específica para licitações de publicidade, o objetivo é trazer mais clareza ao processo e possibilitar o uso adequado dessas verbas. Ao longo dos anos, o workshop evoluiu e passou a adotar uma metodologia interativa de perguntas e respostas, com mais de 45 questões levantadas pelos participantes e respondidas pelos palestrantes. "Estamos na quarta etapa do workshop Os Eleitos, e a cada ano elevamos o nível de complexidade para acompanhar os desafios crescentes das administrações públicas”, destaca Castro.

Público:

O workshop é destinado a todos os públicos envolvidos com publicidade governamental — desde gestores em início de mandato, até reeleitos ou estreantes na função pública, e para profissionais de comunicação e marketing. “É um evento fundamental para todos que realizam e que participam de licitações de publicidade pública, para que possam entender as mudanças na lei 14.133 que impactou significativamente a lei 12.232”, destaca Paulo Gomes.